A este Orixá pertence todas as folhas medicinais e ervas utilizadas nos rituais de Nação, por este motivo, temos um Orixá muito respeitado e cultuado em todos as Casas de Religião, podemos dizer que Ossanha possui a solução para todos os problemas relacionados a cura de enfermos, tanto material quanto espiritual.
Orixá das folhas, ervas medicinais,nenhuma cerimônia pode ser realizada sem sua interferência, o nome dessas folhas e o seu emprego dentro do culto é a parte mais secreta do ritual dos orixás , Vodun e Inkice.
cada orixá tem suas folhas mais só Ossanha sabe de fato o segredo de cada
uma.
Este Orixá teve uma das pernas amputadas, por isso na maioria das vezes, quando manifestado, ele dança e se movimenta numa só perna. Logicamente que Ossanha rege a flora, e devido ao poder de cura das plantas, sendo ele o detentor do conhecimento sobre a eficácia de cada uma delas, é um dos Orixás “médicos” do Orunmalé. Além da homeopatia, o conhecimento de cura das doenças ligadas ao esqueleto ósseo humano também tem colaboração de Ossanha. As oferendas a Ossanha devem ser entregues no interior da mata, sendo o coqueiro a árvore consagrada a este Orixá. Como se torna cada vez mais difícil encontrar áreas de mata dentro da cidade, é muito comum depositarem suas oferendas em áreas gramadas junto a coqueiros ou palmeiras, (praças, por exemplo), ou até mesmo junto a figueiras, que é uma árvore consagrada a outro Orixá “médico”, mas que mesmo assim, é aceito de bom grado por Ossanha. Suas cores são a soma do verde e do amarelo.
Também chamado de Ossãe, Ossaim ou Ossanhe. Considerado a Divindade da medicina, por guardar consigo os segredos místicos e curativos das folhas e plantas. Patrono dos aleijados, pois tem uma só perna, é representado portando uma muleta, objeto que lhe é consagrado.Quando este Orixá vem ao mundo, usando da possessão de filho, fica dançando horas numa perna só, sem colocar o pé no chão, o mostram o poder do orixá e a confirmação da possessão, pois ninguém conseguiria dançar tantas horas apoiado numa só perna.
Ossanha representa a sabedoria ancestral do homem, que permite o domínio da natureza. Em quase todos os fetiches e axés feitos para a saúde invoca-se o Ossanhã, que além de ser o orixá da cura também é de índole bondosa e jamais deixaria de atender um pedido.
Saudação: Eu Eu
Nenhum comentário:
Postar um comentário