sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Odé e Otin

No Batuque, estes dois Orixás são cultuados juntos. São os protetores das matas e dos animais silvestres e selvagens. Os filhos de Otin são quase inexistentes, pois na Mitologia, Otin não teve filhos na terra, dando assim as cabeças dos filhos para Odé. Com o passar dos tempos já se nota a existência de filhos de Otin, caso raro e absurdo para muitos Pais-de-Santo. Não se sacrifica para um sem dar para o outro, os animais são os mesmos, mudando apenas o sexo.Odé é o orixá das matas e florestas onde vive a caçar. É o protetor dos caçadores e seu nome deriva desta palavra. Seus filhos são espertos, rápidos e atentos.Considerado uma das mais belas danças nos cultos afro brasileiros, pois ocupa seus filhos dançando com um arco e com bela movimentação. Na Nação de Cabinda, sua dança é sempre acompanhada de sua grande companheira, Otim.Apesar de ser o grande caçador e arqueiro entre os Orixás, nos cultos puramente africanos, suas oferendas eram devolvidas a natureza, pois é considerado o protetor dos animais. Em suas oferendas, são oferecidas comidas a base de porco, como costelas. Seu principal adjuntó é Otim. Mas Odé também pode fazer adjuntó com Yemanjá em raras vezes.
  • Símbolo: Arco e flecha e a lança
  • Cor: Azul marinho;
  • Dia da semana: Segunda-feira; Na Nação de Cabinda, sexta-feira
  • Saudação: Oquê oquebamo
  • Número: 7. Outras nações adotam o 8.
  • Alimento: Algumas nações cultuam somente com epô (azeite de dendê), outras também utilizam o mel.
  • Guia: 1 conta azul, 1 conta rosa, 1 conta branca - (Nação de Cabinda)[7]
  • Sincretismo: São Sebastiao.
  • Filho único da orixá Yemanjá, tendo sido criado junto de Ogum e Bará, sendo estes grandes companheiros.

Otin

Otin (yorubá) ou Otim (usado na grafia do Batuque), significa rio que embriaga, transborda.É raro encontrar iniciados a Otin. É uma Orixá que se alimenta de todo tipo de caça, porém seu alimento preferido é a carne de porco. Por conta disso, um dos arquétipos dos filhos de Otin é a gula.Ela reina toda a fauna (fêmeas) protegendo as florestas e o ecossistema. Dentro da religião, muitos comentam que não há ocupação de Otin em seus cavalos de santo ou até mesmo não se dá Ori a Otin. Tanto na Nação Cabinda, Jeje ou Ijexá, o aprontamento de Otin já é fato corriqueiro. Geralmente Otin é adjuntó de Odé e vice-versa. Em alguns templos, o tratamento de Otin é feito somente com epô, mas alguns sacerdotes também adotam o epô com mel em suas feituras.
  • Saudação: Oquê Oquebamo
  • Número: 7 ou 8, dependendo da Nação
  • Cor: Azulão, rosa e branco (3 contas de cada cor) na Nação de Cabinda
  • Sincretismo: Santa Bernadete

Nenhum comentário:

Postar um comentário