“Ko sí Òòsà tí i dá´ni gbè léhìn Orí eni”“Nenhum Orixá abençoa uma pessoa antes de seu Orí”
O orí deve ser alimentado para que possa influenciar positivamente a nossa vida. BORÍ cerimônia através da qual a pessoa passa a ser consagrada aos Orixás.
O sentido é a reposição do axé, a energia vital que usamos para fazer tudo. Com o (àṣẹ) nós nos conectamos com o Orí divino, que esta no órun
O alimento do Orí vai então repor o axé (àṣẹ) e facilitar a comunicação e influencia do Orí no órun com o nosso Orí no Aiyé.Alimentar_SE o ori ATRAVÉS do bórí (bọ́rí) palavra que é composta cerimônia através da qual a pessoa passa a ser consagrada aos Orixás. — pronúncia correta BÓRÍ (alguns pronunciam BÔRÍ) — A palavra vem de bo + ori: adorar a cabeça,comida a cabeça; pelo verbo bọ́ com orí, ou seja alimentar o ori. Existe uma outra palavra Yorùbá, bórí (bôrí) que significa cobrir a cabeça.
Ori é a morada do Orixá pessoal, em toda a sua força e grandeza. Ori é o primeiro a ser louvado (feitura), representação particular da existência individualizada (a essência real do ser). Na crença Yorubá nosso Ori nunca nos abandona, pois ele existe na vida e na morte.
ẹlẹ́da mi yẹ́ o! Já fún mi
élédá mi ié o já fun mí
meu criador esteja atento lute por mim
Nenhum comentário:
Postar um comentário