O ACHERÊ OU AXÊRO
O Acherê é, em princípio, o medidor entre o Orixá e o iniciado no transe de incorporação do Orixá no mesmo.
É uma possessão um tanto menos violenta da do Orixá inteiro, pois o Acherê, é umamistura Orixá - pessoa inconciente.
O Acherê serve para apagar, com menos violência que o Orixá inteiro, da memória do iniciado, o que ocorreu durante o tempo em que o Orixá esteve Incorporado nele.
O Acherê, devido a esta combinação Orixá - pessoa, tem a força e o conhecimento do Orixá congregado com a vivência, a maldade ou bondade da pessoa, por isso, temos que ter o máximo de respeito e cuidado ao tratarmos com o Acherê, fazendo com que o mesmo não venha, porventura, revoltar-se conosco.
O comportamento da pessoa incorporada, no estado de Acherê, em geral é o de uma criança, pois, fala um tanto atrapalhado, outras vezes trocando o sim pelo não, o certo pelo errado e a frente pelas costas, na sua maneira de se expressar. é muito alegre e bricalhão, é bondoso e dócil; sorri com felicidade e chora a mesma facilidade.
Gosta de receber presentes e costuma fazer a mediação com o Orixá e a pessoa para resolver os problemas da mesma, em troca de guloseimas ou presentes, ou até mesmo pela simples satisfação de ver a pessoa feliz.
Algumas pessoas preferem pedir e tratar dos assuntos pessoais direto com o Acherê, pois o Orixá é sério, sendo o Acherê mais acessível.
Há Babalorixás e Yalorixás que entendem não poder o Acherê comer ou beber e fumar. isso fica a critério do Babaloriá ou Yalorixá, conforme os fundamentos e feituras do Templo Religioso que os mesmos pertencem.
Não Existem frentes para os Acherês! contumamos a ofertar-los com frutas e gulose
Nenhum comentário:
Postar um comentário