MESA DE IBEJI
A mesa de ibeje deve ser arriada sempre que houver necessidade para tal, em qualquer data ou horário. pode ser arriada em silêncio, ou com toque de (tambor).
toda a vez que houver uma obrigação com sacrifícios de animais de quatro patas, é obrigado e deverá ser feita a obrigação de mesa de ibeje.
pois é sinal de fartura e também o simbolo de misericórdia ao Orixá, porque o mesmo mantém um profundo carinho e respeito pelos inocentes.
se a mesa de ibeje for realizada em obrigação de festa de batuque, a mesma, deverá ser arriada sempre no axé de reza de Xangô, ou ainda, antes de começar o batuque. podendo no entanto ser arriada antes do axé de raza do Orixá Xapanã, antes de começar a rezar para Oxum. nesse caso a obriação de Ecó deverá ser feita após o jejê do Orixá Iemanjá, antes de começar a tocar para Oxalá. concederamos que a forma mais utilizada é tocar a mesa antes do batuque.
Alguns Babalorixás ou Yálorixas, adotam em tocar um dia antes do batuque. ato, que não adotamos, se podemos fazer a mesa sempre que for necessário, não temos o por que de separar a mesa do batuque. pois ela faz parte daquela obrigação.
A mesa deve sempre ser composta por crianças até 07 anos, para outros até 08 anos. O número de crianças varia de acordo com a ocasião.
06, 08, 12, 16, 18, 24, 30, 32, 64,...
COMO ARRRIAR A MESA.
01) A toalha ou alá, estendida nos assoalho, no meio do salão.
02) A vela apagada de preferência vermelha e branca, ou amarela.
03) A gamela ou alguidar com amalá.
04) O vaso com flores.
05) A vasilha (bacia) ou alguidar com as frutas.
06) A quartinha de Xangô aganju de ibeje, sem a tampa.
07) A quartinha de Oxum epandá de ibeje, sem a tampa.
08) A quartinha de Iemanjá, sem tampa.
09) A quartinha de Oxalá, sem a tampa.
10) A vasilha com mel (pote com mel).
A seguir colocar sem ordem prédeterminada. doces, caramelos, balas, pudim, gelatinas, tortas, bolos. etc:
ATENÇÃO: Já deve estar dentro do quarto de santo no chão, uma bacia com aguá pura dentro e com um sabonete dentro, ao lado uma toalha para secar as mãos branca.
Após o Babalorixá acender a vela, então faz com que as crianças sente-se uma ao lado da outra, iniciando sempre pelo lado direito ao redor da mesa.
então começará a servir a canja igualmente pelo lado direito. após as crianças tomarem a canja, os pratos são igualmente retirados pelo lado direito. então o Babalorixá ou yalorixa começará a servir os doces, sempre pela direita. após as crianças terminarem de comer os doces. o tamboreiro começará a tocar o Alujá para xangô, as crianças irão levantar e dar voltas caminhando ou dançando ao rodor da mesa. então um filho de oxum se tiver pegará a bacia com aguá para lavar as mãos das crianças, um filho de Iemanjá se tiver, irá lavar com sabonete as mãos das crianças e irá colocar uma colher de mel na boca das crianças, um filho de oxalá irá secar com a toalha branca Alá as mãos das crianças e dará aguá da quartinha. assim as crianças estarão dispensadas. o os filhos da casa irão recolher os itens da mesa, a toalha será dobrada e colocar nas costas de um Orixá que por ventura estiver no mundo. então dançará o alujá com a toalha sobre o dorço. ATENÇÃO: filhos ou o próprio orixá oyá, obá e xapanã, não poderá dançar com a toalha. devido a suas ligações com Eguns
Nenhum comentário:
Postar um comentário